Pesquisa

Ano

Tag

Fechar

Oligossacáridos do leite humano | O estado da arte

O estado da arte dos oligossacáridos do leite humano vai estar em foco no webinar que o Jornal Médico promove a 10 de Março, com o apoio do Grupo Alter. Os mais recentes desenvolvimentos relativos aos benefícios destas estruturas na programação da saúde e a vantagem da sua utilização na alimentação infantil serão analisados pela Prof.ª Doutora Carla Rêgo, Pediatra do Hospital CUF Porto e Investigadora do CINTESIS da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, contando com a moderação do Prof. Doutor Paulo Oom, Diretor do Departamento de Pediatria do Hospital Beatriz Ângelo.

O debate centrar-se-á em três ângulos, à luz do conhecimento científico atual: 1) a composição do leite humano; 2) os oligossacáridos do leite humano: diversidade e funções; 3) os benefícios da incorporação do 2FL e LNnT nas fórmulas infantis.

Os oligossacáridos são moléculas bioativas existentes no leite humano que promovem o estabelecimento de uma microbiota intestinal saudável, estimulando a maturação do sistema imunitário e protegendo o lactente contra infeções.

Moderador

Prof. Doutor Paulo Oom
Prof. Doutor Paulo Oom
  • Licenciado em Medicina pela Universidade de Lisboa, Doutorado em Medicina pela Universidade de Lisboa, especialista em Pediatria e especialista em Cuidados Intensivos Pediátricos.
  • Professor do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica (disciplina de Patologia Especial da Mulher e da Criança) e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (disciplina de Pediatria).
  • Diretor do Departamento de Pediatria do Hospital Beatriz Ângelo.
  • Editor-Chefe do Portuguese Journal of Pediatrics.

Oradores

Prof.ª Doutora Carla Rêgo
Prof.ª Doutora Carla Rêgo
  • Nasceu na Beira – Moçambique.
  • Pediatra no Hospital CUF Porto, tem Mestrado em Medicina Desportiva e Doutoramento em Pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
  • Professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, é Coordenadora da Unidade Curricular de Pediatria no Hospital CUF Porto e regente da Disciplina de Nutrição Pediátrica da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. 
  • É investigadora do ProNutri do Center for Health Techonology and Services Research (CINTESIS) e tem como áreas de interesse a nutrição pediátrica, particularmente a obesidade e suas complicações cardiometabólicas, a nutrição no desporto e ainda a nutrição como factor de programação precoce da doença no ciclo da vida.